Mundo

EUA quer mais mil soldados da Guarda Nacional para deter imigrantes

Entre outubro de 2018 e maio deste ano, mais de 200 mil pessoas já foram detidas na área do Vale do Rio Grande, no Texas

Imigração: a fronteira dos EUA com o México já conta com mais de 4 mil militares e guardas (Adria Malcolm/Reuters)

Imigração: a fronteira dos EUA com o México já conta com mais de 4 mil militares e guardas (Adria Malcolm/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de julho de 2019 às 07h03.

O Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos Estados Unidos solicitou nesta segunda-feira mais mil soldados da Guarda Nacional para enfrentar a crise dos imigrantes no estado do Texas.

O Pentágono informou ter recebido um pedido para permitir que mil integrantes da Guarda Nacional do Texas ajudem os oficiais da Alfândega e da Patrulha de Fronteira (CBP) diante do volume de imigrantes que entram ilegalmente no país a partir do México.

Os membros da Guarda Nacional ajudariam a administrar os centros de imigrantes adultos nas cidades de Donna e Tornillo, ambas no Texas.

Também atuariam em vários pontos de entrada no EUA e nos aeroportos de El Paso e Laredo, onde sua presença ampliaria a segurança e agilizaria o trânsito de passageiros.

O Pentágono não revelou quando recebeu o pedido ou se será atendido, mas a declaração assinala que "o governador do Texas, Greg Abbot, aceitou a ajuda dos membros da Guarda Nacional à CBP".

No final de abril, o departamento de Defesa anunciou o envio de 320 soldados suplementares, que se uniram aos 2.900 militares e 2.000 guardas nacionais já estacionados na fronteira.

Segundo a CBP, 223.263 pessoas foram detidas na área do Vale do Rio Grande, no Texas, entre outubro de 2018 e maio de 2019, um aumento de 124% em relação ao ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site