Mundo

EUA revelam milhares de e-mails de Hillary Clinton

Os e-mails de Hillary Clinton provocam polêmica desde que ela admitiu, em março, ter utilizado seu e-mail pessoal para funções públicas, entre 2009 e 2013


	Segundo os republicanos, Hillary Clinton não usou o e-mail oficial para evitar o arquivamento padrão das mensagens
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Segundo os republicanos, Hillary Clinton não usou o e-mail oficial para evitar o arquivamento padrão das mensagens (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 07h58.

Quase 2 mil e-mails da então secretária de Estado Hillary Clinton em 2009 foram publicados na Internet nesta terça-feira, por decisão judicial.

As 1.925 mensagens, das quais foram retiradas as informações sensíveis ou confidenciais, envolvem o período de março a dezembro de 2009, os primeiros meses de Hillary Clinton como secretária de Estado de Barack Obama, e serão examinadas detalhadamente pelos adversários da atual pré-candidata democrata à Casa Branca.

Os e-mails de Hillary Clinton provocam polêmica desde que ela admitiu, em março passado, ter utilizado seu e-mail pessoal para funções públicas, entre 2009 e 2013.

Segundo os republicanos, Hillary Clinton não usou o e-mail oficial para evitar o arquivamento padrão das mensagens.

Hillary se defende afirmando que enviou os e-mails com todas as comunicações diplomáticas ao departamento de Estado no final de 2014, totalizando 55 mil páginas impressas com 30 mil mensagens, que os funcionários arquivaram para colocar à disposição do público, como prevê a lei americana sobre o registro de documentos oficiais.

Por determinação da justiça, os e-mails de Hillary Clinton estão sendo publicados em blocos a cada mês, com o objetivo de difundir a totalidade das mensagens até janeiro de 2016.

O primeiro lote de e-mails, com cerca de 300 mensagens relacionadas à Líbia, foi publicado no final de maio.

Os republicanos estão concentrados nas mensagens envolvendo o atentado de 2012 contra a missão diplomática dos EUA em Benghazi, na Líbia, que matou quatro americanos.

Os e-mails estão no site: http://foia.state.gov/Search/Results.aspx?collection=Clinton_Email.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonBarack Obama

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia