Mundo

EUA saúdam decisão da Polônia de comprar mísseis Patriot

Em meio à tensão com a Rússia, o presidente polonês anunciou que seu país negociará com os EUA a compra de mísseis terra-ar para seu escudo antimísseis

Tropas dos EUA testando mísseis Patriot em Sochaczew, Polônia (Janek Skarzynski/AFP)

Tropas dos EUA testando mísseis Patriot em Sochaczew, Polônia (Janek Skarzynski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2015 às 09h44.

Washington - Os Estados Unidos saudaram nesta terça-feira a decisão da Polônia de comprar sistemas de mísseis terra-ar Patriot, em um negócio totalizando 5 bilhões de dólares, no momento em que aumenta a tensão com a vizinha Rússia.

"A Polônia é um fiel aliado da Otan e seu programa de modernização de defesa (...) fortalece diretamente a Aliança Militar", disse a porta-voz do departamento de Estado, Marie Harf, acrescentando que "a diplomacia econômica para apoiar as companhias americanas (...) é essencial em nossa agenda internacional".

Em meio à crescente tensão com a Rússia, o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, anunciou nesta terça que seu país negociará com os Estados Unidos a compra de mísseis terra-ar para seu escudo antimísseis, em um negócio de mais de 5 bilhões de dólares.

No contrato militar mais importante da história do Exército polonês, Varsóvia optou pelos mísseis Patriot, do grupo americano Raytheon, em detrimento do consórcio europeu Eurosam.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaPolôniaRússia

Mais de Mundo

ONU acusa Rússia de cometer crime contra a humanidade com deportações de civis

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'