Mundo

Exército iraquiano inicia ofensiva contra Estado Islâmico

Mega-operação busca recuperar Tikrit, cidade natal do falecido ditador Saddam Hussein, que é controlada pelo grupo há nove meses


	Combatentes disparam contra o EI no Iraque: forças iraquianas avançam pelas estradas para impedir a fuga dos jihadistas
 (Reuters)

Combatentes disparam contra o EI no Iraque: forças iraquianas avançam pelas estradas para impedir a fuga dos jihadistas (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2015 às 08h23.

Kirkuk - Quase 30.000 soldados iraquianos e milicianos apoiados pela Força Aérea iniciaram nesta segunda-feira uma ofensiva contra os jihadistas na região de Tikrit (ao norte de Bagdá), na maior operação realizada até o momento para recuperar um dos principais redutos do grupo Estado Islâmico (EI).

"As forças de segurança avançam ao longo de três frentes principais rumo a Tikrit, Ad Dawr (ao sul) e Al-Alam (ao norte)", disse a à AFP por telefone um tenente-coronel que está na região.

As forças iraquianas também avançam pelas estradas próximas para impedir a fuga dos jihadistas, segundo a mesma fonte. O EI controla há nove meses Tikrit, a cidade natal do falecido ditador Saddam Hussein.

A operação, uma das mais ambiciosas do exército iraquiano para recuperar uma área conquistada pelo EI desde junho, começou na manhã de segunda-feira. A ofensiva foi anunciada no domingo pelo primeiro-ministro Haidar al-Abadi.

De acordo com o tenente-coronel entrevistado pela AFP, as forças iraquianas contam com soldados, policiais, unidades antiterroristas, um grupo de voluntários controlado pelo governo e milícias locais sunitas contrárias ao jihadistas.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoIraqueEstado Islâmico

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura