Mundo

Família Mandela se enfrenta nos tribunais

Um dos netos de Mandela trasladou os restos mortais de três filhos do ex-presidente sul-africano sem consultar os parentes


	Nelson Mandela: segundo a imprensa local, os autores da ação pedem que a justiça obrigue Mandla a repatriar os corpos a Qunu, onde Mandela quer ser enterrado.
 (Michel Clement/AFP)

Nelson Mandela: segundo a imprensa local, os autores da ação pedem que a justiça obrigue Mandla a repatriar os corpos a Qunu, onde Mandela quer ser enterrado. (Michel Clement/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 12h57.

Mthatha - Um tribunal sul-africano examinou nesta sexta-feira uma ação aberta por membros da família de Nelson Mandela contra um de seus netos, que, em 2011, trasladou os restos mortais de três filhos do ex-presidente sul-africano sem consultar os parentes, informou um dos advogados do clã.

"Dezesseis membros da família me pediram que abrisse um processo contra Mandla", explicou Wesley Heyes ao tribunal de Mthatha (sudeste), onde foi realizada a audiência.

Mandla, 38 anos e neto mais velho de Nelson Mandela, goza da condição de chefe da família desde que seu avô delegou a ele esta função. Mandla também é o chefe tradicional de Mvezo, local de nascimento de seu avó.

Em 2011, Mandla trasladou os restos mortais de seu pai, sua tia e seu tio do cemitério de Qunu, o povoado onde cresceu Nelson Mandela, para Mvezo, situado a 30 km de distância, sem pedir permissão do resto da família.

Segundo a imprensa local, os autores da ação pedem que a justiça obrigue Mandla a repatriar os corpos a Qunu, onde Mandela quer ser enterrado.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁfricaJustiçaÁfrica do SulNelson Mandela

Mais de Mundo

Israel inicia nova fase da ofensiva na Cidade de Gaza com convocação de reservistas

Xi Jinping apresenta proposta de governança global em reunião internacional na China

Arquiteto do Acordo de Paris diz que governo Trump é conjuntural, mas 'deixará dano'

Irã afirma que 'caminho das negociações' com EUA não está fechado