Mundo

Um dos favoritos, Mockus vota e pede responsabilidade na Colômbia

Bogotá - O candidato do Partido Verde à Presidência da Colômbia, Antanas Mockus, pediu hoje aos eleitores que votem "com responsabilidade" para escolher "o melhor" sucessor de Álvaro Uribe. Mockus, ex-prefeito de Bogotá e favorito nas pesquisas junto com o candidato governista, Juan Manuel Santos (Partido Social da Unidade Nacional), votou pela manhã acompanhado da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2010 às 13h47.

Bogotá - O candidato do Partido Verde à Presidência da Colômbia, Antanas Mockus, pediu hoje aos eleitores que votem "com responsabilidade" para escolher "o melhor" sucessor de Álvaro Uribe.

Mockus, ex-prefeito de Bogotá e favorito nas pesquisas junto com o candidato governista, Juan Manuel Santos (Partido Social da Unidade Nacional), votou pela manhã acompanhado da mulher, das duas filhas e dos também ex-prefeitos Lucho Garzón e Enrique Peñalosa, colaboradores próximos.

Ao chegar para votar, Mockus demorou 15 minutos apenas para chegar até a urna, dada a grande aglomeração de eleitores que o recebeu com aplausos.

"Convido vocês a que ponham seu voto hoje a serviço da pátria, que votem em função do que há de mais fundamental em sua vida", afirmou Mockus, vestido com chinelos e camisa verde, a cor de seu partido.

Quase 30 milhões de colombianos estão convocados às urnas para escolher o sucessor de Uribe. As urnas serão fechadas às 16h (18h, Brasília).

Se nenhum dos nove candidatos conseguir hoje, como parece, a metade mais um dos votos, os eleitores terão que voltar às urnas em três semanas para um segundo e definitivo turno. O novo presidente iniciará seu mandato em 7 de agosto.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesGestão pública

Mais de Mundo

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra

Urnas abrem na província de Buenos Aires para eleições legislativas com impacto nacional

Milhares de fiéis celebram a canonização do primeiro santo millennial no Vaticano