Mundo

FMI desbloqueia 1,5 bilhão de euros do resgate a Portugal

Com esta nova contribuição, o FMI já desembolsou 21,8 bilhões de euros dos 28,2 bilhões comprometidos para o plano de resgate a Portugal


	O FMI disse que a implementação dos programas continua sendo "sólida" e Portugal se mantém na caminho determinado pela "troika"
 (Chip Somodevilla/Getty Images)

O FMI disse que a implementação dos programas continua sendo "sólida" e Portugal se mantém na caminho determinado pela "troika" (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 17h52.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) completou nesta quarta-feira a revisão das reformas realizadas por Portugal e liberou 1,5 bilhão de euros do quinto lance de sua contribuição ao plano de resgate luso.

Com esta nova contribuição, o FMI já desembolsou 21,8 bilhões de euros dos 28,2 bilhões comprometidos para o plano de resgate a Portugal estipulado junto com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE).

A nova revisão positiva das reformas iniciadas por Portugal permite ao país continuar com seu plano de ajuda de três anos com o FMI.

Em troca dessas reformas e ajustes, a "troika" (FMI, BCE e Comissão Europeia) decidiu em maio de 2011 conceder a Portugal uma ajuda financeira de 78 bilhões de euros que entrega em várias parcelas.

Na revisão e aprovação da quarta parcela em julho, no valor de 1,480 bilhão de euros, o FMI disse que a implementação dos programas continua sendo "sólida" e Portugal se mantém na caminho determinado pela "troika". 

Acompanhe tudo sobre:Dívidas de paísesEndividamento de paísesEuropaFMIPiigsPortugal

Mais de Mundo

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais