Mundo

Grã-Bretanha não atingirá meta para reduzir imigração

David Cameron prometeu na campanha eleitoral de 2010 cortar a corrente de imigração para "dezenas de milhares" até 2015

Vince Cable: "estabelecer um teto arbitrário não ajuda. Quase certamente não se atingirá o nível abaixo de 100 mil que está sendo estabelecido pelos conservadores" (Simon Dawson/Bloomberg)

Vince Cable: "estabelecer um teto arbitrário não ajuda. Quase certamente não se atingirá o nível abaixo de 100 mil que está sendo estabelecido pelos conservadores" (Simon Dawson/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 07h57.

Londres - A Grã-Bretanha não cumprirá a meta governamental de reduzir o número de imigrantes que entram no país a menos de 100 mil ao ano, disse o secretário de Negócios, Vince Cable.

O primeiro-ministro David Cameron prometeu na campanha eleitoral de 2010 cortar a corrente de imigração para "dezenas de milhares" até 2015, abaixo dos 200 mil ao ano esperados caso mantenha-se o ritmo atual.

Cable, um membro do Partido Liberal Democrata, que tradicionalmente se coloca a favor da imigração, disse que a meta provavelmente não será atingida devido à variedade de fatores fora do controle do governo.

"Isso envolve a emigração de britânicos -- algo que não se pode controlar. Envolve a liberdade de movimentação dentro da União Europeia, entrando e saindo. Envolve britânicos que retornam de outros países e não são imigrantes, mas entram nas estatísticas", disse Cable à BBC.

"Estabelecer um teto arbitrário não ajuda. Quase certamente não se atingirá o nível abaixo de 100 mil que está sendo estabelecido pelos conservadores", disse.

Com baixo desempenho nas pesquisas anteriores às eleições europeias em maio e nacionais no próximo ano, Cameron se esforça para debelar a ameaça representada pelo Partido da Independência da Grã-Bretanha, contrário a imigração.

Em dezembro, o governo implementou medidas que forçam migrantes da UE a aguardarem três meses antes que possam solicitar benefícios.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosImigraçãoInglaterra

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista