Mundo

Grupo apresenta plano para separação da Califórnia dos EUA

O secretário disse que o grupo recebeu autorização para começar a coletar as cerca de 600 mil assinaturas necessárias para colocar o plano em votação

Califórnia: a eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia (David Paul Morris/Bloomberg)

Califórnia: a eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia (David Paul Morris/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 22h23.

Los Angeles - Uma nova tentativa de estabelecer o Estado norte-americano da Califórnia como uma nação separada. Autoridades eleitorais anunciaram hoje que uma proposta pedindo para que os cidadãos rejeitem parte da Constituição que estabelece o Estado como parte inseparável dos Estados Unidos.

O secretário de Estado Alex Padilla disse que o grupo por trás da proposta recebeu autorização para começar a coletar as cerca de 600 mil assinaturas necessárias para colocar o plano em votação.

Tentativas similares para tentar estabelecer a califórnia como uma não, ou dividi-la em vários Estados, falharam. A eleição do presidente Donald Trump em novembro reavivou as conversas sobre uma possível separação da Califórnia.

A proposta não menciona Trump, que foi derrotado por Hillary Clinton por mais de 4 milhões de votos.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump anuncia que se reunirá com Putin em 15 de agosto no Alasca

Mais de 1 milhão de imigrantes se 'autodeportaram' dos EUA desde o retorno de Trump

Trump ordena que Exército combata cartéis da América Latina

Após meses de impasse, Armênia e Azerbaijão assinam acordo de paz mediado pelos EUA