Mundo

Humorista egípcio é alvo de novas acusações

O humorista Basem Yussef já é acusado de ter insultado o presidente Mohamed Mursi e o Islã em outras ocasiões

O humorista Basem Yussef: "Tenho a impressão de que querem nos esgotar física, emocional e financeiramente", afirmou o humorista pelo Twitter. (©afp.com / Khaled Desouki)

O humorista Basem Yussef: "Tenho a impressão de que querem nos esgotar física, emocional e financeiramente", afirmou o humorista pelo Twitter. (©afp.com / Khaled Desouki)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2013 às 14h25.

Cairo - A promotoria egípcia decidiu examinar as acusações por ameaça à segurança pública apresentadas contra o conhecido humorista local Basem Yussef, já acusado de ter insultado o presidente Mohamed Mursi e o Islã em outras ocasiões.

"Tenho a impressão de que querem nos esgotar física, emocional e financeiramente", afirmou o humorista pelo Twitter.

Yussef é conhecido por criticar o poder, a quem acusa de querer amordaçar a liberdade de expressão e intimidar os adversários. Ele ficou preso durante cinco horas no domingo passado e teve de pagar uma fiança de 2.180 dólares.

As acusações de ofensa ao Islã também pesam contra a rede CBC Television, que transmite semanalmente seu programa Al Bernameg, muito popular e inspirado no americano "The Daily Show", de Jon Stewart.

O aumento do número de processos contra jornalistas semeia dúvidas a respeito da liberdade de expressão no país, uma reivindicação-chave da revolta popular que provocou a queda do ex-presidente Hosni Mubarak em 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoIslamismoMohamed MursiPolíticos

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca