Mundo

IADB alerta a América Latina: crescimento é visto em 3,6%

Segundo Banco Interamericano de Desenvolvimento,futuro da região dependerá em grande parte dos preços de commodities e da demanda de seu maior comprador, a China

Cobre, chumbo, carvão e alumínio: a Glencore domina a negociação de algumas das principais commodities (Reprodução/Stock.Xchng)

Cobre, chumbo, carvão e alumínio: a Glencore domina a negociação de algumas das principais commodities (Reprodução/Stock.Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2012 às 10h49.

Montevidéu - A economia da América Latina e do Caribe deve crescer 3,6 por cento neste ano, aquém das recentes taxas de crescimento acima de 5 por cento enquanto a desaceleração da expansão da China, a lenta recuperação econômica dos Estados Unidos e as preocupações sobre a dívida europeia exercem seu peso sobre a economia global.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (na sigla em inglês, IADB), em sua mais recente previsão anual divulgada neste domingo, disse que o futuro da região dependerá em grande parte dos preços de commodities e da demanda de seu maior comprador -a China.

Pressões de crédito na Europa também podem fazer com que bancos estrangeiros abandonem seus ativos na região, enquanto as moedas locais podem ser alvo de valorização excessiva se investidores a procura de rendimentos derramarem dinheiro a curto-prazo em mercados locais, disse o IADB.

"Os maiores riscos para a América Latina não são internos... é mais sobre o que acontece fora da América Latina", disse o presidente do IADB, Luis Alberto Moreno.

Um recuo maior do que o esperado no crescimento mundial afetará mais os preços de metais do que os preços de grãos porque a demanda por comida é mais resiliente, disse o relatório.

"Se o crescimento da China titubear, os preços de metais como cobre, particularmente importante para a economia do Chile e do Peru, pode cair mais do que o agregado de commodities, enquanto os preços de grãos, importantes para a economia da Argentina e do Brasil, cairiam menos", disse o relatório.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaCommodities

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site