Mundo

Índia diz que protegerá interesses nacionais após anúncio de tarifas dos EUA

Governo indiano afirmou que vai priorizar os interesses dos agricultores, empreendedores e pequenas e médias empresas do país

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 30 de julho de 2025 às 16h22.

Última atualização em 30 de julho de 2025 às 16h36.

Tudo sobreÍndia
Saiba mais

O governo da Índia afirmou, nesta quarta-feira, que tomará “todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses nacionais”, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% sobre as importações provenientes do país asiático a partir de 1º de agosto, afirmou o Ministério do Comércio e Indústria indiano em um comunicado.

O governo lembrou que Índia e EUA negociaram nos últimos meses para chegar a um acordo comercial “justo, equilibrado e mutuamente benéfico” e afirmou que Nova Delhi “mantém seu compromisso com esse objetivo”.

O comunicado acrescentou que a proteção dos interesses dos agricultores, empreendedores e pequenas e médias empresas é uma prioridade para o governo, que citou como referência a postura em outros acordos recentes, incluindo o recente pacto econômico assinado com o Reino Unido.

A primeira reação de Nova Delhi veio horas depois de Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 25% sobre as importações da Índia, junto com uma penalidade adicional por manter laços comerciais com a Rússia, apesar das sanções internacionais.

O mandatário americano justificou as novas medidas afirmando que a Índia impõe “tarifas muito altas, entre as mais altas do mundo”, e que mantém “as barreiras comerciais não monetárias mais rígidas e desagradáveis de qualquer país”, o que, em sua opinião, limitou o comércio bilateral.

Trump destacou que os EUA têm “um enorme déficit comercial com a Índia”.

Os EUA são um dos principais parceiros comerciais do país liderado por Narendra Modi, com um comércio bilateral de bens que atingiu US$ 129,2 bilhões em 2024, de acordo com o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).

Somente neste ano, os EUA registraram um déficit de mais de US$ 45 bilhões em sua balança comercial com a Índia.

Acompanhe tudo sobre:Narendra ModiÍndiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington

Análise: tarifaço de Trump contra o Brasil esfria crise, mas clima de incerteza prossegue