Mundo

Irã desmente acusações dos EUA de cooperação com Coreia do Norte

Declaração de Donald Trump deu a entender que a República Islâmica colabora com a Coreia do Norte em pesquisas e desenvolvimento de balística

Irã anunciou no sábado que testou com sucesso um novo míssil com alcance de 2.000 km (IRIB TV/AFP)

Irã anunciou no sábado que testou com sucesso um novo míssil com alcance de 2.000 km (IRIB TV/AFP)

A

AFP

Publicado em 25 de setembro de 2017 às 12h40.

O Irã chamou de "absurda" e "acusação sem fundamento" as palavras do presidente americano, Donald Trump, dando a entender que a República Islâmica colabora com a Coreia do Norte em pesquisas e desenvolvimento de balística.

"É evidentemente absurdo e uma acusação sem fundamento", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi.

"Não há nenhum vinculo neste âmbito entre Irã e Coreia do Norte. A linha política do Irã sempre foi precisa, clara e transparente (...) Buscamos uma energia nuclear com fins pacíficos", disse .

O Irã anunciou no sábado que testou com sucesso um novo míssil com alcance de 2.000 km e capacidade, segundo as autoridades, de transportar várias ogivas explosivas.

Trump reagiu no Twitter: "Irã acaba de testar um míssil balístico com capacidade de alcançar Israel".

"Eles também estão trabalhando com a Coreia do Norte. Não temos muito um acordo!", completou o presidente, em referência ao acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano, de julho de 2015, do qual Trump ameaça retirar os Estados Unidos.

O acordo permitiu uma suspensão parcial das sanções ao Irã em troca de garantias sobre o caráter exclusivamente civil do programa nuclear de Teerã.

De acordo com a televisão estatal iraniana, o general Amir Ali Hadjizadeh, comandante da força aeroespacial da Guarda Revolucionária - exército de elite - afirmou que "todo o material e todas as peças" dos mísseis iranianos eram de "fabricação local"

Acompanhe tudo sobre:ArmasCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado