Mundo

Israel confirma pela 1º vez que usou tecnologia laser para interceptar mísseis e drones

De acordo com o ministério da Defesa israelense, o sistema era usado durante a ofensiva militar contra o grupo xiita Hezbollah

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 28 de maio de 2025 às 14h12.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram pela primeira vez nesta quarta-feira, 28, que utilizaram tecnologia laser para interceptar mísseis e drones durante a ofensiva militar contra o grupo xiita Hezbollah na fronteira com o Líbano.

"O sistema a laser é a arma do futuro para o Estado de Israel. Ao assumir o cargo, ordenei a aceleração do desenvolvimento do sistema e sua operacionalização, entendendo e reconhecendo sua importância vital", declarou o ministro da Defesa, Israel Katz, em comunicado.

"Atualmente, (o sistema) defende efetivamente os céus do país e alcança conquistas operacionais extraordinárias", acrescentou o ministro.

De acordo com a imprensa israelense, trata-se do sistema de defesa aérea a laser Magen Or, que foi usado dezenas de vezes durante a ofensiva contra o Líbano com uma "taxa de interceptação muito alta".

Essa inovação tecnológica foi projetada para complementar e baratear o sistema de defesa aérea existente, já que cada míssil do sistema Cúpula de Ferro custa dezenas de milhares de dólares para ser lançado.

Acompanhe tudo sobre:IsraelConflito árabe-israelenseHezbollahLíbano

Mais de Mundo

Um dia após bombardeio, Netanyahu exige que Catar expulse membros do Hamas e deixa ameaça no ar

Quem é Charlie Kirk, ativista aliado de Trump que morreu baleado

Morre Charlie Kirk, ativista apoiador de Trump baleado durante palestra em universidade dos EUA

México planeja aumentar para 50% tarifas sobre carros fabricados na Ásia