Mundo

Jacinda Ardern será a próxima primeira-ministra da Nova Zelândia

Aos 37 anos, ela será a líder mais nova do país, tendo sido comparada ao presidente da França, Emmanuel Macron, e ao premiê do Canadá, Justin Trudeau

Jacinda Ardern: o resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta (19) (Charlotte Greenfield/Reuters/Reuters)

Jacinda Ardern: o resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta (19) (Charlotte Greenfield/Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 16h45.

Última atualização em 19 de outubro de 2017 às 16h59.

Wellington - A líder opositora trabalhista Jacinda Ardern será a próxima primeira-ministra da Nova Zelândia e pretende conduzir o país de forma mais liberal após nove anos de governo conservador.

O resultado da eleição nacional, realizada há quase um mês, só foi conhecido nesta quinta-feira depois que o partido pequeno New Zealand First decidiu apoiar o Partido Trabalhista liberal de Ardern.

Com isso, aos 37 anos, ela será a líder mais nova do país, tendo sido comparada a outros líderes jovens, como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Ardern afirmou que queria liderar um governo que cuide do meio ambiente e das pessoas mais vulneráveis do país. "É uma honra absoluta e um privilégio", disse.

Os neozelandeses esperaram desde as eleições de 23 de setembro para descobrirem quem irá governar o país, com o resultado não ficando claro logo depois. O dólar neozelandês caiu cerca de 2% após a votação.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:MulheresNova ZelândiaOposição políticaGoverno

Mais de Mundo

Ucrânia reconhece avanço militar russo e ataques com drones em Dnipropetrovsk

EUA alertam que grupos ligados à China podem lavar bilhões de dólares para cartéis mexicanos

Guiana dá R$ 2.590 para todos os cidadãos para 'dividir a riqueza' do petróleo

Milei culpa 'grupelho violento' por ataques nas ruas e nega corrupção