Mundo

Japão vê postura mais dura dos EUA com a Coreia do Norte

Premiê japonês, Shinzo Abe, disse acreditar que a política para a Coreia do Norte será repensada na gestão Trump

Shinzo Abe: "acredito que a postura dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte irá se tornar muito mais dura, isso está claro" (Toru Hanai/Reuters)

Shinzo Abe: "acredito que a postura dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte irá se tornar muito mais dura, isso está claro" (Toru Hanai/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 11h59.

Tóquio - A abordagem dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte, que no domingo testou um míssil balístico, deve se tornar mais dura do que no passado, disse o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nesta segunda-feira.

"Acredito que a postura dos Estados Unidos em relação à Coreia do Norte irá se tornar muito mais dura, isso está claro", disse Abe em um programa de notícias da emissora NHK depois de se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, nos EUA.

Trump disse que seu país continua comprometido com a segurança do Japão e que está "100 por cento" ao lado de Tóquio após o lançamento do míssil, que ocorreu quando Abe encerrava sua visita.

O premiê disse acreditar que o governo do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, foi bastante estratégico, mas que a política para Pyongyang será repensada na gestão Trump.

"Acho que haverá uma série de estratégias diferentes na mesa", acrescentou, sem dar detalhes, embora tenha dito que lidar com a Coreia do Norte foi um dos temais mais importantes de suas conversas com Trump.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin e articula reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia para resolver guerra

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca