Mundo

Jornais dos EUA e do Peru 'disputam' origem do Papa Leão XIV

Embora o Papa Leão XIV tenha nascido nos Estados Unidos, ele obteve a cidadania peruana após trabalhar no país por muitos anos

O novo Papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado de Illinois (Reprodução )

O novo Papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado de Illinois (Reprodução )

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2025 às 20h37.

O novo Papa Leão XIV, nascido nos Estados Unidos e naturalizado peruano, virou símbolo de disputa de orgulho nacional entre jornais americanos e peruanos. O "Chicago Tribune" estampou na capa a manchete “Chicago’s Pope” (Papa de Chicago). Já o jornal peruano "El Popular" cravou: “Habemus Papa peruano”.

Robert Prevost passou grande parte da sua vida no Peru. Após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que Leão XIV era o novo Papa, a presidente peruana, Dina Boluarte, classificou a eleição como um "momento histórico para o Peru e para o mundo". Boluarte acrescentou que Prevost é um "cidadão peruano por opção e de coração".

— Ele escolheu ser um de nós, viver entre nós e levar em seu coração a fé e a cultura desta nação — disse a presidente.

Embora o Papa Leão XIV tenha nascido nos Estados Unidos, ele obteve a cidadania peruana após trabalhar no país por muitos anos. Desde 1985, o agostiniano desenvolveu trabalhos pastorais em diferentes regiões do Peru, especialmente no norte do país.

Ao subir na sacada da Basílica de São Pedro para se apresentar ao mundo como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira, o Papa Leão XIV deixou claro a importância que ele dedica à sua experiência no Peru.

— Uma saudação a todos aqueles, particularmente à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu tanto para seguir sendo a Igreja fiel de Jesus Cristo — disse ele aos milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Em 2014, depois de muitos anos de idas e vindas entre sua cidade-natal nos EUA, Chicago, e as terras peruanas, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Chiclayo, no norte do Peru.

O novo Papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado de Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e da espanhola Mildred Martínez.

Formado em matemática pela Universidade de Villanova, na Pensilvânia, Prevost fez seus votos em agosto de 1981 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte. Depois de completar sua formação em Teologia, em Chicago, e em Direito Canônico, em Roma, segundo o jornal peruano El Comercio, Leão XIV chegou a Trujillo, no departamento peruano de La Libertad, em 1985.

Este foi seu primeiro contato com o país que marcaria sua vida. Em Trujillo, ele ocupou vários cargos eclesiásticos, até voltar para Chicago para assumir um cargo de prior provincial. Mas, em 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo de Chiclayo.

Prevost, em 2015, declarou que, em sinal de compromisso com o país, solicitaria a nacionalidade peruana.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVVaticano

Mais de Mundo

Argentinos não precisam mais escalar o Obelisco: agora ele tem elevador

Quanto um Papa ganha? Entenda de onde vem sustento do Pontífice

China avança em abertura regulatória com foco em empresas internacionais

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia