O novo Papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado de Illinois (Reprodução )
Agência de notícias
Publicado em 9 de maio de 2025 às 20h37.
O novo Papa Leão XIV, nascido nos Estados Unidos e naturalizado peruano, virou símbolo de disputa de orgulho nacional entre jornais americanos e peruanos. O "Chicago Tribune" estampou na capa a manchete “Chicago’s Pope” (Papa de Chicago). Já o jornal peruano "El Popular" cravou: “Habemus Papa peruano”.
Robert Prevost passou grande parte da sua vida no Peru. Após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que Leão XIV era o novo Papa, a presidente peruana, Dina Boluarte, classificou a eleição como um "momento histórico para o Peru e para o mundo". Boluarte acrescentou que Prevost é um "cidadão peruano por opção e de coração".
— Ele escolheu ser um de nós, viver entre nós e levar em seu coração a fé e a cultura desta nação — disse a presidente.
Embora o Papa Leão XIV tenha nascido nos Estados Unidos, ele obteve a cidadania peruana após trabalhar no país por muitos anos. Desde 1985, o agostiniano desenvolveu trabalhos pastorais em diferentes regiões do Peru, especialmente no norte do país.
Ao subir na sacada da Basílica de São Pedro para se apresentar ao mundo como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira, o Papa Leão XIV deixou claro a importância que ele dedica à sua experiência no Peru.
— Uma saudação a todos aqueles, particularmente à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu tanto para seguir sendo a Igreja fiel de Jesus Cristo — disse ele aos milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Em 2014, depois de muitos anos de idas e vindas entre sua cidade-natal nos EUA, Chicago, e as terras peruanas, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Chiclayo, no norte do Peru.
O novo Papa nasceu no dia 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado de Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e da espanhola Mildred Martínez.
Formado em matemática pela Universidade de Villanova, na Pensilvânia, Prevost fez seus votos em agosto de 1981 e foi ordenado sacerdote no ano seguinte. Depois de completar sua formação em Teologia, em Chicago, e em Direito Canônico, em Roma, segundo o jornal peruano El Comercio, Leão XIV chegou a Trujillo, no departamento peruano de La Libertad, em 1985.
Este foi seu primeiro contato com o país que marcaria sua vida. Em Trujillo, ele ocupou vários cargos eclesiásticos, até voltar para Chicago para assumir um cargo de prior provincial. Mas, em 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo de Chiclayo.
Prevost, em 2015, declarou que, em sinal de compromisso com o país, solicitaria a nacionalidade peruana.