Mundo

Jucá defende IPI e acusa oposição de politizar debate econômico

“O DEM é um partido asiático? Eles estão defendendo a Hyundai e os carros importados?" ironizou o líder do governo no Senado

O senador Romero Jucá ironizou a oposição (José Cruz/Agência Brasil)

O senador Romero Jucá ironizou a oposição (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 18h13.

Brasília - O líder do governo Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ironizou hoje (22) a iniciativa do DEM de ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) pedindo a suspensão do decreto presidencial que determinou o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados.

“O DEM é um partido asiático? Eles estão defendendo a [montadora coreana de automóveis] Hyundai e os carros importados?”, disse Jucá ao ser perguntado sobre a ação do partido de oposição. Para o líder governista, o DEM está tentando levar o debate econômico para a esfera política.

“Essa discussão deve levar em conta que o governo brasileiro está procurando fazer com que os empregos no Brasil sejam preservados e ampliados. O governo está preparado para essa discussão e sabia que os setores contrariados reclamariam na Justiça, o DEM está reclamando, fazendo embate político na questão”.

Sobre o argumento usado pelo DEM para ingressar com a Adin, de que o aumento do IPI teria que respeitar o prazo de 90 dias antes da entrada em vigor, Jucá disse que será a Justiça que dará a palavra final.

Na semana passada, um decreto presidencial elevou em 30 pontos percentuais o IPI para os carros que não tenham pelo menos 65% de itens nacionais ou que sejam fabricados por empresas que não investem em inovação. Segundo o governo, a medida visa proteger o mercado interno.

Acompanhe tudo sobre:CongressoOposição políticaPolíticaProtecionismo

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado