Mundo

Kátia Abreu oficializa saída do DEM e filiação ao PSD

Kátia prevê que o novo partido, hoje com 49 deputados, chegará a ter uma bancada de 55 parlamentares na Câmara dos Deputados

Além da troca de partido, ela também providenciou a mudança do domicílio eleitoral, de Gurupi para Palmas (Valter Campanato/Agência Brasil)

Além da troca de partido, ela também providenciou a mudança do domicílio eleitoral, de Gurupi para Palmas (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 21h27.

São Paulo - A senadora Kátia Abreu (TO) efetivou hoje, no cartório eleitoral de Palmas, em Tocantins, os procedimentos necessários para deixar o DEM e se filiar ao PSD, partido que na última terça-feira obteve o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Kátia prevê que o novo partido, hoje com 49 deputados, chegará a ter uma bancada de 55 parlamentares na Câmara dos Deputados. O número é o mesmo previsto por ela quando se afastou dos democratas. No Senado, além dela, está confirmada a filiação do senador Sérgio Petecão (AC), que deixa o PMN, e de mais dois senadores, cujos nomes são mantidos em sigilo.

No ato da desfiliação do DEM, a senadora teve duas opções: chamar um ex-correligionário para chancelar sua saída ou recorrer à apresentação de um documento confirmando a sua decisão de se desfiliar. "O presidente do DEM disse: venha cá pessoalmente, só para tripudiar. Mas eu não fui, é claro", contou. Ela se disse surpresa com a reação dos seus novos colegas de partido, que justificam a mudança dizendo que "precisavam de algo novo". "Mas alguns também estão trocando por causa de brigas", acrescentou.

A filiação de Kátia no PSD será oficializada na segunda-feira (3). Além da troca de partido, ela também providenciou a mudança do domicílio eleitoral, de Gurupi para Palmas. Mas nega a intenção de disputar a prefeitura da capital. "Com certeza teremos um candidato na capital. Não faltam nomes no partido", alegou. Quanto ao governo do Estado, afirmou que está "no páreo". "Se o Siqueira Campos for para a reeleição, vou apoiar ele, que está muito bem, senão estou no páreo", afirmou, sinalizando o futuro político que espera ter no novo partido.

Acompanhe tudo sobre:CongressoPartidos políticosPolíticaPSD – Partido Social Democrático

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado