Mundo

Lagarde será investigada por suposto abuso de autoridade

A diretora-gerente do FMI será investigada por atribuir uma indenização multimilionária ao empresário Bernard Tapie

A justiça vai investigar o papel de Lagarde na indenização a Tapie pela venda da Adidas, em um processo que sofreu intervenção estatal (Paul J. Richards/AFP)

A justiça vai investigar o papel de Lagarde na indenização a Tapie pela venda da Adidas, em um processo que sofreu intervenção estatal (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2012 às 09h18.

Paris - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, será investigada na França por um suposto delito de abuso de autoridade quando era ministra da Economia, decidiu nesta quinta-feira a Corte de Justiça da República.

Lagarde será investigada por atribuir uma indenização multimilionária ao empresário Bernard Tapie.

A Procuradoria da Corte apresentará agora a denúncia contra Lagarde e será constituída uma comissão de instrução formada por três magistrados, que realizarão a investigação.

A Corte de Justiça da República é a instância competente para julgar pessoas que contam com foro privilegiado na França, além de supostos crimes cometidos por ministros no decorrer de seu mandato.

O tribunal, reunido desde o início da manhã, decidiu é necessária uma investigação sobre o papel de Lagarde na indenização de 285 milhões de euros estipulada em 2008 a Tapie pela venda da Adidas, em um processo que sofreu intervenção estatal.

Essa indenização foi estipulada por uma comissão de arbitragem privada sob determinação de Lagarde e não pela Justiça comum, como estabelece a lei, segundo a acusação.

A Procuradoria do Tribunal Supremo pediu em 10 de maio à Corte de Justiça da República que iniciasse o mecanismo para a acusação da ex-ministra de Finanças da França.

Acompanhe tudo sobre:Christine LagardeEconomistasEuropaFMIFrançaJustiçaPaíses ricos

Mais de Mundo

Hamas afirma que não irá se desarmar até que Estado palestino seja estabelecido

Desabamento mata cinco trabalhadores em mina de ouro na Bolívia

Kiev descobre suposto esquema de corrupção relacionado a compras militares

Bombardeio do Exército de Mianmar contra mina de rubis deixa 13 mortos