Mundo

Lagarde toma posse de seu cargo à frente do FMI nesta terça-feira

Ex-ministra da Economia francesa é a primeira mulher a assumir o cargo em Washington

A eleição de Lagarde era amplamente esperada e mantém a tradição de um europeu à frente do organismo internacional (Dominique Charriau/Getty Images)

A eleição de Lagarde era amplamente esperada e mantém a tradição de um europeu à frente do organismo internacional (Dominique Charriau/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2012 às 09h23.

Washington - A ex-ministra da Economia francesa Christine Lagarde se tornará nesta terça-feira a primeira mulher no cargo máximo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lagarde, que substitui o também francês Dominique Strauss-Kahn, chegará à sede do FMI, em Washington, às 9h locais (10h de Brasília), segundo informou o organismo em comunicado.

Embora não haja nenhum ato oficial programado para o seu primeiro dia e tenha adiado seu primeiro encontro com a imprensa para quarta-feira, a nova diretora-gerente posará para as câmeras em sua chegada ao organismo.

A ex-ministra da Economia francesa assume o cargo apenas cinco dias depois de ter sido escolhida pelo Conselho Executivo do FMI para substituir Strauss-Kahn, que renunciou em maio após ser acusado de tentar estuprar a camareira de um hotel de Nova York.

A eleição de Lagarde era amplamente esperada e mantém a tradição de um europeu à frente do organismo internacional, em detrimento do candidato dos "mercados emergentes", como se definia seu rival, o governador do Banco Central do México, Agustín Carstens.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosFMIEconomistasChristine Lagarde

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza