Mundo

Legisladores pedem que Trump derrube veto a países muçulmanos

Os mais de 100 congressistas democratas fizeram seu pedido em carta dirigida ao secretário de Segurança Nacional (DHS), John Kelly

Trump: o decreto anti-imigração de Trump gerou uma grande controvérsia e rejeição dentro e fora dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: o decreto anti-imigração de Trump gerou uma grande controvérsia e rejeição dentro e fora dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 20h11.

Washington - Mais de cem legisladores democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pediram nesta quinta-feira ao presidente Donald Trump que derrube "imediatamente" o decreto que suspende temporariamente a entrada ao país de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Os congressistas fizeram seu pedido em carta dirigida ao secretário de Segurança Nacional (DHS), John Kelly.

"Esperamos que o senhor inste o presidente a rescindir imediatamente sua ordem executiva, que criou profundo caos e medo entre os refugiados e imigrantes que foram admitidos nos Estados Unidos, assim como entre suas famílias", afirmam os legisladores em sua carta.

"Como uma nação de imigrantes, este foi o refúgio das pessoas de todo o mundo que fugiam da perseguição. Estas ações são o contrário do que somos como nação", acrescentaram.

Em sua carta, os legisladores também pediram a Kelly que lhes repasse com "urgência" todos os detalhes da ordem executiva de Trump porque disso depende "a vida e o bem-estar de muitos indivíduos e as alianças com governos estrangeiros para combater o terrorismo".

A controvertida ordem de Trump suspende durante 120 dias o programa de amparada de refugiados dos Estados Unidos e detém durante 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países de maioria muçulmana: Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irã e Iêmen.

A iniciativa gerou uma grande controvérsia e rejeição dentro e fora dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ImigraçãoDonald Trump

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra