Mundo

Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano

Encontro abordou temas como fé, desigualdade social; presidente convidou pontífice para a COP30, em Belém

Lula e Papa Leão XIV: encontro no Vaticano abordou temas como fé, desigualdade social e o convite do presidente para a COP30 em Belém. ( Ricardo Stuckert / PR)

Lula e Papa Leão XIV: encontro no Vaticano abordou temas como fé, desigualdade social e o convite do presidente para a COP30 em Belém. ( Ricardo Stuckert / PR)

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 07h39.

Última atualização em 13 de outubro de 2025 às 07h42.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Leão XIV, no Vaticano, na manhã desta segunda-feira, 13.

Segundo o presidente, as autoridades conversaram sobre religião, fé, Brasil e os desafios "que temos que enfrentar no mundo". 

O Papa disse que pretende visitar o Brasil em "momento oportuno", segundo o presidente da República. "Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro", escreveu Lula.

Convite à COP30

Lula também convidou o pontífice a comparecer a COP30, que começa no dia 11 de novembro em Belém, capital do Pará.

"Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém", afirmou o presidente. 

Em nota oficial, Lula informou que a primeira-dama, Janja,  os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira, estiveram presentes no encontro.

Leia a nota na íntegra

Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o Papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo.

Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres.

Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos. Relatei ao Papa minha relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.

E o quanto foi importante para minha formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base. Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém. Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno.

Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro.

Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

Me acompanharam no encontro com o Papa, além de Janja, os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPapa Leão XIVVaticano

Mais de Mundo

Maduro chama María Corina de 'bruxa demoníaca' após Nobel da Paz

Hamas liberta todos os reféns sobreviventes após dois anos de conflito, diz Israel

China critica EUA e ameaça contramedidas: 'não temos medo de uma guerra comercial'

Trump diz que 'a guerra acabou' ao chegar no Parlamento de Israel