Mundo

Mais de 3 mil curdos estão parados entre Síria e Turquia

Deslocados curdos sírios estão parados na fronteira entre Síria e Turquia, já que autoridades não lhes permitem atravessar e também não podem retornar


	Refugiados sírios curdos carregam seus pertences após cruzar fronteira entre Turquia e Síria
 (Murad Sezer/Reuters)

Refugiados sírios curdos carregam seus pertences após cruzar fronteira entre Turquia e Síria (Murad Sezer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 14h31.

Beirute - Mais de três mil deslocados curdos sírios estão parados na fronteira entre Síria e Turquia, já que as autoridades turcas não lhes permitem atravessar e também não podem retornar a suas casas pela ofensiva dos jihadistas na região, informaram hoje fontes curdas e ativistas.

"Há dois dias a Turquia não permite a entrada dos milhares de refugiados curdos que há na fronteira", disse à Agência Efe por telefone o vice-ministro de Relações Exteriores do governo local autônomo curdo da cidade síria de Kobani, Idris Nuaman.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que citou ativistas na área, informou que três mil deslocados estão na passagem de Tel Shair, entre ambos os países. De acordo com a instituição, os extremistas lançaram hoje mais de 80 projéteis contra a cidade e seus arredores.

O ativista curdo sírio, Mustafa Bali, disse à Efe pela internet que os foguetes causaram mortos e feridos dentro de Kobani, embora não tenha precisado o número, e acrescentou que alguns impactaram em solo turco, mas que as forças da Turquia estacionadas no lado turco da fronteira não responderam.

Desde 16 de setembro, Kobani é alvo de uma ofensiva dos jihadistas, que tomaram o controle de mais de 350 povoados de seus arredores e que ocasionou um êxodo de refugiados à Turquia e outras partes da Síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaIraqueSíriaTurquia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado