Mundo

Marinha sul-coreana procura foguete norte-coreano

"Se alguém tentar derrubar ou resgatar os restos de nosso foguete espacial, responderemos sem piedade", afirmou uma nota do Comitê Norte-Coreano

A China, principal aliado da Coreia do Norte, destacou que não foi avisada sobre o disparo do foguete (©AFP / Pedro Ugarte)

A China, principal aliado da Coreia do Norte, destacou que não foi avisada sobre o disparo do foguete (©AFP / Pedro Ugarte)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 08h16.

Seul - A Marinha sul-coreana iniciou nesta sexta-feira uma operação de busca para recuperar os pedaços do fracassado lançamento de um foguete norte-coreano.

O foguete lançado pela Coreia do Norte nesta sexta-feira explodiu e se desintegrou logo depois do lançamento, mas a tentativa foi classificada de "provocação" por Coreia do Sul e Estados Unidos, que acusaram o país de disparar um míssil balístico. Pyongyang alegava que pretendia lançar um satélite civil.

"Localizamos a área onde caíram os restos e estamos tentando recuperá-los", afirmou à AFP uma fonte militar.

O anúncio foi feito apesar da advertência da Coreia do Norte para que ocorresse a operação.

"Se alguém tentar derrubar ou resgatar os restos de nosso foguete espacial, responderemos sem piedade", afirmou uma nota do Comitê Norte-Coreano para a Reunificação Pacífica da Mãe Pátria, responsável pelas relações intercoreanas.

De acordo com o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jun, a Coreia do Norte elevou o nível de alerta de suas Forças Armadas, depois do lançamento fracassado do foguete.

Rússia, China e Índia pediram moderação após a tentativa fracassada de Pyongyang, enquanto a União Europeia (UE) classificou a iniciativa norte-coreana de "clara violação" de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que impõe à Coreia do Norte a renúncia a qualquer lançamento de foguete balístico.

A China, principal aliado da Coreia do Norte, destacou que não foi avisada sobre o disparo do foguete.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulSatélites

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump