Mundo

Mendes Ribeiro reassumirá ministério em 7 de novembro

Ministro da Agricultura do governo Dilma fez cirurgia para retirada de um tumor no cérebro

Mendes Ribeiro recebeu a imprensa hoje pela manhã em seu gabinete para fazer um pronunciamento sobre sua recuperação (Antonio Cruz/ABr)

Mendes Ribeiro recebeu a imprensa hoje pela manhã em seu gabinete para fazer um pronunciamento sobre sua recuperação (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 12h13.

Brasília - O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que teve alta do Hospital Sírio Libanês no último sábado, após cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, recebeu a imprensa hoje pela manhã em seu gabinete para fazer um pronunciamento sobre sua recuperação. Ele reassume o cargo no dia 7 de novembro.

Durante a entrevista, Mendes Ribeiro, um pouco abatido, fez apenas o relato do tratamento médico, sem responder a perguntas. Disse que a recidiva do tumor havia sido detectada durante exames realizados em Porto Alegre e que a cirurgia para retirada estava programada para o dia 27 deste mês, pois haveria tempo para organizar as ações no Ministério da Agricultura.

Mendes Ribeiro relatou a necessidade de cirurgia à presidente Dilma Rousseff, quando apresentou sintomas da doença durante uma audiência em Porto Alegre. A presidente recomendou que ele procurasse os especialistas no Sírio Libanês, em São Paulo. Os exames constataram a recidiva e a recomendação também foi de realização da cirurgia, realizada no dia 15 de setembro.

Mendes Ribeiro disse que o susto maior foi na primeira cirurgia, feita em 2007, e que desta vez está mais preparado. "Quem passa por uma, passa mais facilmente pela segunda", disse ele. O secretário-executivo José Carlos Vaz permanece como ministro interino até a volta de Mendes Ribeiro, que promete "boas novidades" no seu retorno. O ministro não comentou sobre a continuidade do tratamento contra a doença. Ele disse apenas que o próximo passo é a retirada dos pontos.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolítica no BrasilGoverno DilmaMinistério da Agricultura e PecuáriaMendes Ribeiro

Mais de Mundo

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos