Mundo

'Mentiras devastadoras': casal Macron processa por difamação influencer de direita americana

Candace Owens é acusada de ter dito que Brigitte Macron nasceu homem, que o casal tem consanguinidade, e que Macron foi eleito como parte de um programa de controle mental operado pela CIA

Emmanuel Macron e Brigitte: casal francês processa Candace Owens por difamação sobre identidade de Brigitte (Ludovic MARIN / AFP)

Emmanuel Macron e Brigitte: casal francês processa Candace Owens por difamação sobre identidade de Brigitte (Ludovic MARIN / AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de julho de 2025 às 11h58.

Última atualização em 24 de julho de 2025 às 13h06.

Tudo sobreEmmanuel Macron
Saiba mais

O presidente francês, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, apresentaram nesta quarta-feira, 23, uma queixa por difamação contra uma podcaster americana de direita que afirmou que a primeira-dama nasceu homem.

A queixa acusa Candace Owens, que tem milhões de seguidores nas redes sociais X e YouTube, de usar seu podcast para espalhar "mentiras comprovadamente falsas e devastadoras".

Ela é acusada de ter dito que Brigitte Macron nasceu sendo homem, que eles são parentes consanguíneos e que Macron foi eleito presidente da França como parte de um programa de controle mental operado pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.

Detalhes da queixa e solicitação de julgamento

A queixa de 218 páginas foi apresentada ao tribunal superior de Delaware e solicita um julgamento com júri e uma indenização não especificada.

Em um comunicado emitido por seu advogado, o casal Macron afirma ter apresentado a queixa após Owens ignorar os pedidos de retratação das declarações falsas e difamatórias.

"A campanha difamatória de Owens foi claramente projetada para nos assediar e causar dor a nós e às nossas famílias, além de obter atenção e notoriedade", declararam.

"Demos todas as oportunidades para que ela se retratasse dessas acusações, mas ela se recusou. Esperamos sinceramente que esta queixa esclareça os fatos e ponha fim a essa campanha difamatória de uma vez por todas", lê-se no comunicado.

"Se alguma vez houve um caso claro de difamação, é este", declarou Tom Clare, advogado do casal Macron, em um comunicado.

Brigitte Macron, de 72 anos, também recorreu aos tribunais na França para refutar as afirmações sobre sua identidade de gênero.

Duas mulheres foram condenadas em setembro do ano passado por disseminar afirmações falsas depois de publicar no YouTube que Brigitte Macron era um homem chamado Jean-Michel Trogneux, que na verdade é seu irmão.

Acompanhe tudo sobre:Emmanuel MacronFrança

Mais de Mundo

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia

EUA inicia deportação de imigrantes presos na 'Alcatraz dos Jacarés'; saiba mais sobre a prisão

Trump considera que dólar fraco beneficia impacto de sua política tarifária

Trump viajará à Escócia para visitar campos de golfe e se reunir com o premier do Reino Unido