Mundo

Merkel apoia Guindos para chefe do Eurogrupo

Merkel afirmou que ela apoia Guindos, ministro espanhol das Finanças, para chefiar o grupo que teve um papel crucial na resposta à crise da dívida soberana


	Luis de Guindos: segundo Merkel, o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis"
 (AFP)

Luis de Guindos: segundo Merkel, o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 11h22.

Madri - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira que apoiará o candidato de Espanha para liderar o Eurogrupo, Luis de Guindos.

Merkel afirmou que ela apoia Guindos, que é ministro espanhol das Finanças, para chefiar o grupo que teve um papel crucial na resposta do bloco da moeda à crise da dívida soberana, porque o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis."

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou que tinha proposto aos líderes europeus que Guindos sucedesse Jeroen Dijsselbloem, que se tornou presidente do Eurogrupo no início de 2013. O mandato de Dijsselbloem termina no meio do ano que vem e ele não disse se deve pedir renúncia antecipada.

Segundo Merkel, Guindos ganhou seu apoio, em parte por trabalhar de perto com o ministro das Finanças da Alemanha para criar uma união bancária europeia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosEuropaAngela MerkelZona do Euro

Mais de Mundo

Canal de Nicolás Maduro no YouTube desaparece

O que se sabe sobre a provável herdeira de Kim Jong Un na Coreia do Norte — até seu nome é mistério

TikTok terá conselho com maioria americana e acordo será assinado nos próximos dias, diz Casa Branca

Tarifas dos EUA desaceleram produção chinesa de artigos para a Copa de 2026