Mundo

Ministro das Finanças alemão apoia Macron nas eleições da França

Apesar de François Fillon ser politicamente mais próximo a seu partido, Wolfgang Schäuble disse que se pudesse, "provavelmente votaria em Macron"

Emmanuel Macron: mesmo sendo filiado ao partido conservador CDU, o ministro alemão declarou seu apoio a Macron (Charles Platiau/Reuters)

Emmanuel Macron: mesmo sendo filiado ao partido conservador CDU, o ministro alemão declarou seu apoio a Macron (Charles Platiau/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de abril de 2017 às 20h05.

O ministro das Finanças alemão rompeu nesta terça-feira a neutralidade mantida pelo governo em relação à eleição presidencial francesa e revelou que apoia o candidato de centro Emmanuel Macron e não François Fillon, politicamente mais próximo a seu partido.

"Não me coloquem em uma situação difícil, vocês sabem qual é a minha família política", declarou Wolfgang Schäuble em relação à sua filiação ao partido conservador CDU, de Angela Merkel, "irmão", no plano europeu, dos Republicanos, movimento ao qual Fillon pertence.

Mas "se eu fosse francês e pudesse votar, provavelmente votaria em Macron", declarou em um debate organizado pela revista semanal Der Spiegel.

O ministro justificou suas reservas a diferentes polêmicas em torno da campanha de Fillon.

"Não são tanto os problemas em questão, mas sua reação", explicou.

Fillon, que há poucos meses era o grande favorito para suceder o presidente socialista François Hollande, foi acusado de desvio de recursos públicos em março no caso de empregos supostamente fictícios que teriam beneficiado sua esposa.

A justiça acusa Fillon, de 63 anos, de ter dado um emprego fictício à sua esposa, pelo qual cobrou 680.000 euros entre 1986 e 2013.

Angela Merkel não se pronunciou a favor de nenhum candidato, mas recebeu em Berlim Fillon, Macron e o socialista Benoît Hamon.

Em 2012, ela apoiou o então presidente Nicolas Sarkozy.

Acompanhe tudo sobre:FrançaAlemanhaEleições

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia