Mundo

Ministro sul-coreano destaca humor de Kim Jong-un após reunião

O ministro sul-coreano afirmou que Kim Jong-Un é diferente do que retratam na imprensa, e descreveu o líder norte-coreano como atencioso e bem humorado

Kim Jong-Un: os dois países organizam uma cúpula histórica entre as Coreias (KCNA/Reuters)

Kim Jong-Un: os dois países organizam uma cúpula histórica entre as Coreias (KCNA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de abril de 2018 às 09h59.

Seul - O ministro de Cultura sul-coreano, Do Jong-whan, destacou nesta terça-feira o bom humor e a aparente franqueza do líder norte-coreano, Kim Jong-un, com quem se reuniu em Pyongyang no começo do mês devido à atual aproximação entre as Coreias.

"Durante as duas horas que falamos, me deixou a impressão de ser uma pessoa muito atenta - que se preocupa com o geral e que também presta atenção em detalhes - e muito franco. Acredito que é diferente de como o retrataram na imprensa, alguém que tem muito sentido do humor", disse Do em coletiva de imprensa oferecida em Seul.

Durante seu comparecimento, convocado em relação com a histórica cúpula que Kim manterá em 27 de abril com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, Do fez um repasse de sua recente visita a Pyongyang para conduzir vários músicos sul-coreanos que ofereceram dois concertos.

"Ambas atuações em Pyongyang foram um sucesso e me permitiram sentir de perto a importância da troca cultural entre os dois países - que tecnicamente seguem em guerra - e seu papel para melhorar as relações", explicou.

Como exemplo do bom "humor" de Kim, Do contou que ao ser fotografado com os artistas sul-coreanos, o marechal brincou perguntando se ele deveria se abaixar para que todo o mundo pudesse entrar na foto.

"Também comentei que iria reportar ao presidente Moon o sucesso da visita e me respondeu que ele se reportaria ao secretário-geral do Partido dos Trabalhadores norte-coreanos, que é ele mesmo", acrescentou o ministro de Cultura.

Muito pouco se sabe sobre a misteriosa figura do jovem líder norte-coreano, que chegou ao poder em 2011 e que até há apenas algumas semanas, quando viajou para a China para se reunir com o presidente Xi Jinping, nunca tinha se encontrado com nenhum governante.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulKim Jong-un

Mais de Mundo

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur