Mundo

Neta de Salvador Allende presidirá Câmara dos Deputados do Chile

Filiada ao Partido Socialista (PS), Fernández representa um distrito de Santiago e cumprirá a partir de hoje o seu segundo mandato como parlamentar

 (Flickr/Reprodução)

(Flickr/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 11 de março de 2018 às 12h34.

Maya Fernández, a neta mais nova do ex-presidente Salvador Allende, foi escolhida neste domingo presidente da Câmara dos Deputados do Chile, após a formação do novo Congresso, que havia sido eleito em 19 de novembro do ano passado.

Filiada ao Partido Socialista (PS), Fernández representa um distrito de Santiago e cumprirá a partir de hoje o seu segundo mandato como parlamentar.

A escolha de Fernández, que será acompanhada na mesa da Câmara pelos deputados Jaime Mulet, da Frente Regionalista e Marion Venegas, da Democracia Cristã, foi fruto de um acordo entre os parlamentares que integrarão a oposição ao governo conservador de Sebastián Piñera, que conseguiram a maioria de 79 votos de um total de 155 deputados.

Segundo o acordo, o PS presidirá a Câmara neste ano e em 2021, enquanto em 2019 e 2020 o cargo ficará com um representante da Democracia Cristã.

Fernández é filha de Beatriz Allende Bussi, a falecida filha mais nova de Salvador Allende. Em seu discurso de posse, ela destacou o aumento da presença feminina no Parlamento.

"Hoje felizmente somos muitas mais", destacou, cumprimentando especialmente a primeira deputada mapuche-huilliche, Emilia Nuyado Ancapichún. EFE

Foto por Santiago Times - Flickr: Maya Fernández Allende, CC BY 2.0, Enlace

Acompanhe tudo sobre:Chile

Mais de Mundo

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto