Mundo

'Ninguém sabe o que vou fazer', diz Trump sobre possibilidade de atacar Irã

Pressionado por conselheiros militares e por diferentes alas do Partido Republicano, presidente avalia a possibilidade de autorizar ataques contra instalações nucleares iranianas

Trump deu à República Islâmica 60 dias para negociar um acordo nuclear (Brendan Smialowski/AFP)

Trump deu à República Islâmica 60 dias para negociar um acordo nuclear (Brendan Smialowski/AFP)

Publicado em 18 de junho de 2025 às 11h50.

Última atualização em 18 de junho de 2025 às 11h53.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deixou em aberto nesta quarta-feira, 18, a possibilidade de um ataque militar contra o Irã e afirmou que "ninguém sabe" qual será sua decisão final.

"Posso fazer. Posso não fazer. Quer dizer, ninguém sabe o que vou fazer", respondeu o presidente quando questionado por repórteres na Casa Branca sobre uma possível intervenção.

"Posso dizer o seguinte: o Irã tem muitos problemas e quer negociar. Por que não negociaram comigo há duas semanas? Poderiam ter se saído bem. Teriam tido um país. É muito triste ver isso", acrescentou.

Trump deixou a cúpula do G7 no Canadá na segunda-feira para retornar à Casa Branca e se reunir com seu Conselho de Segurança Nacional para avaliar se os Estados Unidos se juntariam aos ataques que Israel vem realizando contra o Irã desde sexta-feira.

O presidente explicou que deu à República Islâmica 60 dias para negociar um acordo nuclear e que, no 61º dia, Israel começou a bombardear instalações de enriquecimento de urânio no Irã.

Trump também abordou a mensagem que publicou nas redes sociais na terça-feira, referindo-se a Teerã, na qual escreveu "rendição incondicional".

Ele disse que a frase significava que o Irã estava chegando ao ponto de dizer: "Não aguento mais, eu me rendo".

"Por 40 anos, eles disseram 'Morte à América', 'Morte a Israel', 'Morte a qualquer um de quem não gostassem'. Eles foram valentões, valentões de recreio. Eles não são mais valentões, mas veremos o que acontece", disse ele.

*Com EFE e O Globo. 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpIrã - PaísIsrael

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA