Mundo

Nova Zelândia registra o maior número de casos desde abril de 2020

A Nova Zelândia estava livre do coronavírus desde fevereiro, mas um surto da variante delta em Auckland, maior cidade do país, fez com que os casos voltassem a subir

Placa de distanciamento social em Auckland, Nova Zelândia
31/08/2020. (Fiona Goodall/Reuters)

Placa de distanciamento social em Auckland, Nova Zelândia 31/08/2020. (Fiona Goodall/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 13h29.

Última atualização em 24 de agosto de 2021 às 14h57.

A Nova Zelândia registrou nesta terça-feira seu maior aumento de casos de covid-19 desde abril de 2020, e as autoridades alertaram que o surto atual da variante delta altamente infecciosa do coronavírus é como lidar com um vírus totalmente novo.

A nação do Pacífico sul estava livre do vírus desde fevereiro, mas este período terminou na semana passada, quando um surto da delta irrompeu em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, e logo chegou à capital Wellington.

Autoridades relataram 41 casos novos de covid-19 nesta terça-feira, o que eleva o total de infecções do país para 148, disse o diretor-geral de Saúde, Ashley Bloomfield, em uma coletiva de imprensa – o maior aumento de casos desde 10 de abril de 2020, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Dos casos novos, 38 estão em Auckland e três em Wellington. Até agora, oito pessoas associadas ao surto atual estão hospitalizadas, disse o ministério.

"A delta é diferente de nossa experiência anterior. Ela é, como sabemos, altamente infecciosa e transmissível e, como vemos, dissemina-se rapidamente", disse Bloomfield em uma coletiva de imprensa.

Mas ele também disse que é tranquilizador ver que os números não estão crescendo exponencialmente e que a maioria dos casos ainda está em Auckland.

Autoridades relataram um foco de pelo menos 58 pessoas de etnia samoana e ligadas à Assembleia Samoana de Deus da Igreja de Auckland.

O Ministério da Saúde disse que, infelizmente, a comunidade foi alvo de comentários racistas. "O vírus é o problema, não as pessoas", disse a pasta no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:Nova ZelândiaCoronavírusPandemia

Mais de Mundo

Orbán encontra Eduardo Bolsonaro e critica 'caça às bruxas' no Brasil

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos