Mundo

Novo Centro de Produção da McLaren é construído de maneira sustentável

A fábrica com 34.500 metros quadrados abrigará a montagem de todos os futuros automóveis esportivos da empresa

O edifício foi aterrado na inclinação suave do local, para ter uma presença discreta na paisagem
 (Divulgação/Foster Partners)

O edifício foi aterrado na inclinação suave do local, para ter uma presença discreta na paisagem (Divulgação/Foster Partners)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 08h31.

São Paulo - O novo Centro de Produção da McLaren, construído de maneira sustentável pelo escritório de arquitetura Foster + Partners, foi inaugurado na última quinta-feira (17). O lançamento contou com a presença do primeiro ministro da Inglaterra, David Cameron.

O centro de produção está localizado perto de um Centro de Tecnologia da McLeren já existente. Os dois edifícios estão conectados por um túnel subterrâneo e utilizam a mesma linguagem arquitetônica e materiais.

A fábrica com 34.500 metros quadrados abrigará a montagem de todos os futuros automóveis esportivos da empresa. A planta da fábrica é inteiramente flexível, com um amplo espaço entre as colunas e serviços totalmente integrados.

O arranjo linear da estrutura de dois andares se espelha no fluxo da linha de produção, onde os componentes são entregues; os carros são montados, pintados e testados, depois passam por uma esteira rolante de lavagem antes de deixarem o edifício. Abaixo destes pisos existe um porão para armazenamento dos veículos e, no andar acima, um mezanino com vista para a linha de produção.

O edifício foi aterrado na inclinação suave do local, para ter uma presença discreta na paisagem. O piso inferior é afundado completamente abaixo do solo, então a superestrutura é quase invisível a partir da estrada nas proximidades.


A linha de produção se beneficiará do isolamento térmico natural, que mantém a planta fresca durante o verão e aquecida durante o inverno. Jardins e árvores também foram plantadas no entorno do local para uni-lo à paisagem. O solo que foi retirado para a construção do edifício foi realocado em volta do galpão, onde foram plantadas árvores.

A cobertura do prédio possui um sistema de captação de água da chuva, que irriga a vegetação local. Apesar de ainda não terem sido instalados, a cobertura também possuirá painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa para a produção automobilística.

Ar fresco percorre o interior do edifício através de um sistema de ventilação por deslocamento, que possui baixo consumo energético.

"O Centrode Produção McLaren é um salto adiante na evolução de edifícios industriais, tanto socialmente, e em termos de condições de trabalho, como tecnologicamente em sua flexibilidade, sofisticaçãoda e integração de serviços.

A escala e agrandiosidade do salão principal é um complemento à pureza dos carros da McLaren, que sairãoda sua linha de produção”, afirma o Lord Norman Foster, arquiteto criador e diretor da Foster + Partners.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscarros-esportivosSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Trump adia o aumento de tarifas para o México por 90 dias

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro