Mundo

Novo ministro, Mendes Ribeiro tem larga carreira política

Político foi escolhido para manter o PMDB entre os ministérios do governo Dilma

Aos 56 anos, Mendes Ribeiro substitui no ministério Wagner Rossi, que renunciou após denúncias de corrupção na pasta (José Cruz/ABr)

Aos 56 anos, Mendes Ribeiro substitui no ministério Wagner Rossi, que renunciou após denúncias de corrupção na pasta (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 14h15.

Brasília - Político próximo à presidente Dilma Rousseff, o deputado Mendes Ribeiro foi confirmado nesta quinta-feira para manter no Ministério da Agricultura a tradição do comando peemedebista.

Gaúcho de Porto Alegre, Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho foi praticamente o único peemedebista a fazer campanha a favor de Dilma no Rio Grande do Sul na campanha eleitoral de 2010.

A amizade com a presidente é de longa data: trabalhou com Carlos Araújo, ex-marido de Dilma, no início da carreira política, nos anos 1970, época na qual conheceu a presidente.

Aos 56 anos, Mendes Ribeiro substitui no ministério Wagner Rossi, que renunciou em meio a uma série de denúncias de irregularidades na pasta e contra ele.

Até quarta-feira líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro, que cumpre seu quinto mandato consecutivo na Câmara, tem bom trânsito nas duas Casas do Congresso.

Entre suas posições, o novo ministro defende a aprovação de uma lei de direito de acesso a informações públicas no país, com revisão do chamado "sigilo eterno", além do fim do fator previdenciário.

No governo gaúcho, foi titular das secretarias da Justiça, de Obras Públicas, Saneamento e Habitação e chefe da Casa Civil.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre em 1979 e desde 1985 é filiado ao PMDB.

Gremista, tentou jogar pelo clube como jogador profissional. É casado e pai de três filhos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasMDB – Movimento Democrático BrasileiroGoverno DilmaPartidos políticosMinistério da Agricultura e PecuáriaMendes JúniorConstrução civil

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza