Mundo

Obama parabeniza Cameron por "impressionante" vitória

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um "amigo"


	Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um "amigo"
 (Jim Watson/AFP)

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um "amigo" (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2015 às 14h32.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, pela "impressionante" vitória eleitoral, ao ganhar o pleito no Reino Unido por maioria absoluta, ao contrariando todas as previsões.

Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Obama declarou que espera continuar trabalhando com Cameron, a quem considera um "amigo".

"Desfrutei trabalhando com o primeiro-ministro Cameron em uma série de interesses comuns nestes últimos anos e espero continuar fortalecendo os laços entre nossos países", afirmou.

O líder destacou também a "relação especial e essencial" que existe entre EUA e o Reino Unido. Cameron visitou a Casa Branca em janeiro e ambos os governantes concordaram em aumentar a cooperação bilateral em matéria de segurança virtual e contra o terrorrismo.

Nas eleições de quinta-feira no Reino Unido, Cameron, do Partido Conservador, obteve 330 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, superando o número de 326 que marca a maioria absoluta necessária para governar sem o apoio de outras formações menores.

O avanço dos conservadores foi muito mais arrasador do que previam os analistas, que apontaram um empate técnico da formação com o Partido Trabalhista.

Ao renovar o mandato, Cameron prometeu governar para as quatro regiões que formam o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e cumprir com "todas" as promessas eleitorais, incluindo o referendo sobre a permanência ou saída do país da União Europeia (UE).

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino Unido

Mais de Mundo

Hamas anuncia que vai libertar refém israelense-americano Edan Alexander

Vice-premiê chinês saúda 'avanços importantes' em negociações comerciais com EUA

Trump cogita aceitar Boeing de luxo como presente do Catar, diz imprensa americana

Documentos nazistas são encontrados em arquivos da Suprema Corte argentina