Mundo

Objetivo é terminar evacuação de Aleppo nesta quarta, diz Turquia

"Até agora 37.500 pessoas foram retiradas de Aleppo. O objetivo é completar toda a evacuação até amanhã", explicou o chefe da diplomacia turca

Aleppo: também foi pactuada a saída dos civis de Madaya e Al-Zabadani, ao noroeste da capital síria e acossadas por forças pró-governo (Reuters)

Aleppo: também foi pactuada a saída dos civis de Madaya e Al-Zabadani, ao noroeste da capital síria e acossadas por forças pró-governo (Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de dezembro de 2016 às 13h54.

Istambul - Um total de 37.500 pessoas já foi evacuado dos bairros do leste de Aleppo, segundo o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, que disse que o objetivo é terminar a operação nesta quarta-feira.

"Até agora 37.500 pessoas foram retiradas de Aleppo. O objetivo é completar toda a evacuação até amanhã", explicou o chefe da diplomacia turca em seu perfil no Twitter.

Çavusoglu se reúne hoje em Moscou com os ministros das Relações Exteriores da Rússia e do Irã para discutir a guerra civil na Síria.

Até ontem, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tinha calculado em 25 mil o número de evacuados que foram transferidos a zonas do oeste da província de Aleppo desde quinta-feira passada, primeiro dia da operação.

A evacuação foi suspensa no sábado, em meio a acusações entre as forças do regime sírio, que faziam cerco à cidade, e as tropas rebeldes.

No último fim de semana, foi selado um novo acordo para continuar com a operação, que inclui a evacuação de pessoas das localidades de maioria xiita de Fua e Kafraya, reivindicada pelo Irã, aliado do governo de Damasco, e das quais já teriam saído 750 pessoas.

Também foi pactuada a saída dos civis de Madaya e Al-Zabadani, ao noroeste da capital síria e acossadas por forças pró-governo.

Espera-se que as evacuações em Madaya e Al-Zabadani comecem em breve.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíriaTurquia

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC