Mundo

ONU anuncia que 33 caminhões de ajuda entraram em Gaza no domingo

Essa foi a maior entrega humanitária a região desde o início do conflito

Israel-Hamas:O OCHA informou que 117 caminhões entraram em Gaza desde que as entregas de ajuda foram retomadas no enclave palestino de 2,4 milhões de pessoas (AFP/AFP)

Israel-Hamas:O OCHA informou que 117 caminhões entraram em Gaza desde que as entregas de ajuda foram retomadas no enclave palestino de 2,4 milhões de pessoas (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 07h45.

Trinta e três caminhões de ajuda entraram no domingo em Gaza, o maior número a ter acesso ao território palestino devastado em apenas um dia desde que a assistência foi autorizada há mais de uma semana, informou a ONU nesta segunda-feira.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) afirmou que os 33 caminhões transportaram água, alimentos e produtos médicos pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

Maior entrega humanitária

"Esta é a maior entrega de ajuda humanitária desde 21 de outubro, quando as entregas limitadas foram retomadas", afirmou a agência da ONU nesta segunda-feira.

O OCHA informou que 117 caminhões entraram em Gaza desde que as entregas de ajuda foram retomadas no enclave palestino de 2,4 milhões de pessoas, cenário de um cerco quase total e de bombardeios israelenses incessantes.

Antes do cerco, quase 500 caminhões entravam diariamente em Gaza com vários produtos de ajuda humanitária.

Israel impôs o cerco e iniciou a campanha de bombardeios depois que os milicianos do Hamas invadiram o país em 7 de outubro, quando mataram 1.400 pessoas e tomaram quase 230 reféns, segundo as autoridades israelenses.

Desde então, os ataques israelenses deixaram mais de 8.000 mortos, metade deles crianças, segundo o Ministério da Saúde do território controlado pelo Hamas.

A situação em Gaza gera preocupação global. O secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu que "o mundo é testemunha de uma catástrofe humanitária".

Acompanhe tudo sobre:ONUHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo