Mundo

ONU critica novo massacre na Síria

"O secretário-geral está certamente chocado com estas informações e condena firmemente este crime brutal e atroz", afirmou seu porta-voz Nesirky à imprensa


	Ban Ki-Moon discursa na Coreia do Sul: ativistas sírios afirmam que cerca de 25.000 pessoas foram mortas desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad
 (©AFP / Jung Yeon-Je)

Ban Ki-Moon discursa na Coreia do Sul: ativistas sírios afirmam que cerca de 25.000 pessoas foram mortas desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad (©AFP / Jung Yeon-Je)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 16h05.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu uma investigação independente sobre o novo massacre na Síria, afirmou seu porta-voz nesta segunda-feira.

Relatos sobre centenas de corpos encontrados em Daraya, perto de Damasco, no domingo, após uma operação realizada pelas forças do governo, colocaram em evidência a falta de proteção aos civis no conflito sírio, afirmou o porta-voz de Ban, Martin Nesirky.

"O secretário-geral está certamente chocado com estas informações e condena firmemente este crime brutal e atroz", afirmou Nesirky à imprensa.

"Centenas de civis foram mortos em Daraya, isto precisa ser investigado imediatamente de forma independente e imparcial", acrescentou o porta-voz.

A Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, está tentando reunir informações sobre o massacre, disse Nesirky.

Mais de 330 corpos foram encontrados em Daraya depois que as tropas do presidente Bashar al-Assad realizaram revistas de casa em casa, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

"Onde quer que ocorram atrocidades, o culpado precisa ser responsabilizado", disse Nesirky. O caso de Daraya "mostra novamente a falta de proteção aos civis na Síria e a necessidade urgente de evitar perdas de vidas".

Ativistas sírios afirmam que cerca de 25.000 pessoas foram mortas desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011.

Acompanhe tudo sobre:SíriaONUDitaduraPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista