Mundo

Reconhecimento da Palestina ganha força, diz ONU

Segundo Ban Ki-moon, fracasso em avançar em relação ao conflito entre Israel e Palestina está levando governos reconhecerem o Estado


	Manifestantes agitam bandeiras palestinas em frente a um assentamento israelense
 (Musa al-Shaer/AFP)

Manifestantes agitam bandeiras palestinas em frente a um assentamento israelense (Musa al-Shaer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 18h16.

Nova York - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou nesta segunda-feira que o fracasso da comunidade internacional em avançar em relação ao conflito entre Israel e Palestina está levando governos e parlamentos a reconhecerem o Estado Palestino.

Segundo Ki-moon, essa é uma tendência que ainda ganhará mais força.

O chefe da ONU discursou em evento de comemoração ao dia internacional da solidariedade ao povo palestino e disse que a comunidade internacional deve assumir uma "falha coletiva" por não conseguir negociar um acordo depaz.

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas declarou que são bem-vindas as mudanças de sentimento populares em países ocidentais que conseguiram chegar a "níveis políticos e oficiais", sublinhando o reconhecimento do Estado Palestino pela Suécia e as moções aprovadas por Parlamentos no Reino Unido, Irlanda e Espanha para esse mesmo fim.

Segundo Abbas, as votações a serem realizadas na França e outros países europeus são "desdobramentos positivos que aumentam as oportunidades para a paz, a segurança e a estabilidade na região".

O presidente ainda acusou Israel de tentar apagar a presença muçulmana em Jerusalém.

Os confrontos entre israelenses e palestinos na cidade sagrada têm se intensificado nas últimas semanas. Na noite desta segunda-feira, dois estudantes judeus foram esfaqueados por árabes na cidade antiga de Jerusalém.

Segundo a polícia, três suspeitos foram presos e as vítima estão internadas, uma delas em estado grave e a outra com ferimentos leves.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaIsraelONUPalestina

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado