Mundo

OSCE aponta irregularidades na eleição russa

Segundo a organização, o pleito foi marcado por falhas na apuração dos votos após uma campanha "claramente enviesada" a favor do atual primeiro-ministro

Vladimir Putin venceu a eleição com quase 64% dos votos
 (Alexey Druzhinin/AFP)

Vladimir Putin venceu a eleição com quase 64% dos votos (Alexey Druzhinin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 08h40.

Moscou - A eleição presidencial da Rússia, vencida no domingo por Vladimir Putin, foi marcada por importantes irregularidades na apuração dos votos após uma campanha "claramente enviesada" a favor do atual primeiro-ministro, informaram os observadores da OSCE.

"O processo se deteriorou no momento da apuração e evoluiu negativamente em um terço das seções eleitorais em consequência de irregularidades de procedimento", afirma um comunicado da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

"Os candidatos na eleição presidencial russa puderam fazer campanha sem obstáculos, mas as condições estiveram claramente enviesadas a favor de um candidato, o primeiro-ministro Vladimir Putin", afirma a OSCE.

"A eleição mostrou que havia um ganhador certo com uma maioria absoluta que evita um segundo turno. No entanto, a escolha dos eleitores estava limitada, pois a concorrência eleitora não era equitativa e faltava um árbitro independente", completa a OSCE, em referência à Comissão Central Eleitoral.

Vladimir Putin venceu a eleição com quase 64% dos votos, segundo os resultados praticamente definitivos publicados pela Comissão Eleitoral.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaIrregularidadesPolíticaRússia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington