Mundo

Overdose de vacina da Pfizer leva profissionais de saúde ao hospital na Alemanha

Funcionários da cidade de Stralsund receberam cinco vezes a dose recomendada da vacina BioNTech-Pfizer no domingo

Pfizer: incidente ocorreu depois de alguns distritos alemãs se recusarem a usar vacinas entregues no final de semana (Dado Ruvic/Reuters)

Pfizer: incidente ocorreu depois de alguns distritos alemãs se recusarem a usar vacinas entregues no final de semana (Dado Ruvic/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 15h01.

Última atualização em 29 de dezembro de 2020 às 13h10.

 A campanha de vacinação contra covid-19 da Alemanha foi ofuscada por um incidente no norte do país quando oito funcionários de uma casa de repouso receberam uma overdose.

Autoridades distritais de Pomerânia Ocidental-Rúgia disseram que os funcionários da cidade de Stralsund receberam cinco vezes a dose recomendada da vacina BioNTech-Pfizer no domingo. Quatro foram hospitalizados para observação depois de desenvolverem sintomas semelhantes aos da gripe.

"Lamento profundamente o incidente. Este caso individual se deve a erros individuais. Espero que todos os afetados não sintam nenhum efeito colateral grave", disse o chefe distrital, Stefan Kerth, em um comunicado.

O incidente ocorreu depois de alguns distritos alemães se recusarem a usar vacinas entregues no fim de semana devido à suspeita de que sua refrigeração foi interrompida durante a entrega.

Autoridades da Pomerânia Ocidental-Rúgia destacaram comunicados anteriores da BioNtech segundo os quais doses maiores foram testadas no estudo de estágio inicial sem consequências graves.

A BioNTech apontou para a bula da vacina, que diz que, em caso de overdose, a recomendação é fazer o monitoramento das funções vitais e possível tratamento sintomático.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCoronavírusPfizervacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Quanto um Papa ganha? Entenda de onde vem sustento do Pontífice

China avança em abertura regulatória com foco em empresas internacionais

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia

Israel ficará fora do plano dos EUA para distribuir ajuda alimentar em Gaza