Mundo

Papa libera cardeais para antecipar conclave

A escolha do próximo papa pode ser antecipada


	Bento XVI:  "transcorridos vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais presentes têm que proceder a eleição", definiu o papa
 (AFP)

Bento XVI:  "transcorridos vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais presentes têm que proceder a eleição", definiu o papa (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2013 às 09h46.

Cidade do Vaticano - Bento XVI deu liberdade para que o Colégio de Cardeais antecipe o próximo conclave, segundo estabeleceu em um "motu proprio" (normativa da Igreja Católica emitida pelo papa) tornado público nesta segunda-feira pelo Vaticano.

O pontífice afirmou que a partir do momento no qual começa a Sé Vacante, o período entre a morte ou renúncia do papa e a eleição do sucessor, "é preciso se esperar quinze dias completos para começar o conclave".

"Mas deixo ao Colégio Cardinalício a faculdade de antecipar o início do conclave se constar que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo se há motivos graves. No entanto, transcorridos vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais presentes têm que proceder a eleição", explicou o papa no documento.

A Sé Vacante começará exatamente após a saída definitiva de Bento XVI do pontificado, prevista para ocorrer às 20h de Roma (16h de Brasília) de 28 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:PapasIgreja CatólicaBento XVICatólicos

Mais de Mundo

Ministro da Defesa da China critica hegemonia em fórum internacional

Sindicatos convocam novos protestos contra Macron na França

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina