Mundo

Paraguai: Lugo não vai às cúpulas do Mercosul e Unasul

Segundo porta-voz do ex-presidente, Lugo não quer influenciar nas decisões tomadas nas cúpulas

Lugo: a Constituição paraguaia e a legislação penal preveem sanções para pessoas que invocam falsamente a representação do governo
 (Norberto Duarte/AFP)

Lugo: a Constituição paraguaia e a legislação penal preveem sanções para pessoas que invocam falsamente a representação do governo (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 07h36.

Assunção - O presidente destituído do Paraguai, Fernando Lugo, não irá às cúpulas do Mercosul e da Unasul, previstas para a partir desta quinta-feira, na cidade argentina de Mendoza, informou um porta-voz do dirigente à AFP.

"O presidente não quer pesar nas decisões que tomarão os presidentes que participarão da reunião", revelou Rubén Penayo, porta-voz de Lugo.

Lugo enviará à cúpula o ex-chanceler Jorge Lara Castro, que terá a missão de relatar o ponto de vista do presidente deposto em um processo de impeachment relâmpago, na sexta-feira passada.

Os presidentes do Mercosul e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) poderão sancionar o Paraguai pela destituição de Lugo e a nomeação do vice-presidente, Federico Franco, como chefe de governo até o final do atual mandato, em 15 de agosto de 2013.

José Félix Fernández Estigarribia, chanceler do novo governo paraguaio, advertiu no domingo sobre o equívoco que seria se Lugo "assumisse responsabilidades que já não lhe cabem". "Se o fizer, ficará exposto ao ordenamento legal da República".

A Constituição paraguaia e a legislação penal preveem sanções para pessoas que invocam falsamente a representação do governo.

O embaixador paraguaio na OEA, Bernardino Saguier, disse nesta terça-feira na assembleia extraordinária da organização, em Washington, que os sócios do Paraguai no Mercosul - Brasil, Argentina e Uruguai - desejam isolar seu país.

"Se querem formar outra Tríplice Aliança, façam isto, não será a primeira vez", desafiou Saguier ao lembrar a "Guerra do Paraguai".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosImpeachmentAmérica LatinaParaguaiMercosulFernando LugoUnasul

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher