Mundo

Paris fecha três espaços de mergulho no Sena devido à chuva um dia após abertura

A piscina de Paris Plage, situada em um canal no norte da cidade, pode ser reaberta na segunda-feira, dependendo da qualidade da água

No sábado, mais de 2.300 pessoas visitaram os três espaços de nado, segundo a Prefeitura (AFP)

No sábado, mais de 2.300 pessoas visitaram os três espaços de nado, segundo a Prefeitura (AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de julho de 2025 às 10h57.

Última atualização em 6 de julho de 2025 às 10h57.

A chuva forçou o fechamento temporário neste domingo, 6, de três áreas liberadas para o nado no Sena em Paris, informou a prefeitura, um dia após a autorização do mergulho no rio pela primeira vez desde 1923.

A bandeira vermelha era exibida neste domingo na entrada dos três espaços parisienses do centro, oeste e leste da cidade, que permanecerão fechados pelo menos até segunda-feira. Análises de amostras de água serão realizadas e os resultados devem ser conhecidos na manhã de terça-feira, segundo a prefeitura.

A piscina de Paris Plage, situada em um canal no norte da cidade, pode ser reaberta na segunda-feira, dependendo da qualidade da água.

O espaço habilitado no canal Saint-Martin, no centro da capital, que deveria receber os primeiros banhistas neste domingo, também permaneceu fechado devido ao "nível de pluviometria detectado, que compromete a qualidade da água", informou a prefeitura do 10º distrito na rede social X. A princípio, o local abrirá na quarta-feira ao meio-dia.

Pierre Rabadan, secretário de Esportes na Prefeitura de Paris, disse que os fechamentos são uma "prova da seriedade do protocolo" implementado para garantir a "segurança máxima" dos usuários.

No sábado, mais de 2.300 pessoas visitaram os três espaços de nado, segundo a Prefeitura.

As autoridades investiram mais de 1,4 bilhão de euros (1,65 bilhão de dólares ou 8,9 bilhões de reais na cotação atual) para melhorar a qualidade da água, com obras no serviço de coleta de esgoto, para evitar o despejo no rio.

Contudo, como a água da chuva e as águas residuais são misturadas em uma única rede, a única solução em caso de chuvas fortes é descarregar todas no Sena.

Isto aconteceu há um ano, durante os Jogos Olímpicos, o que provocou atrasos em alguns eventos programados no rio porque a água não era adequada para nadar.

Assim como nas praias, um sistema de bandeiras (verde, amarela e vermelha) fornece informações sobre a vazão e a qualidade da água do rio, que será analisada com sondas instantâneas e amostras de culturas.

Acompanhe tudo sobre:Paris (França)OlimpíadasPoluição

Mais de Mundo

Líder supremo do Irã aparece em público pela primeira vez desde início da guerra com Israel

Israel mata 80 pessoas em Gaza antes de ajudar nas negociações para uma trégua no Catar

Catar recebe negociações para trégua em Gaza antes de reunião Trump-Netanyahu

Mais voos, agricultura regenerativa e comércio digital: as recomendações das empresas ao Brics