Mundo

Cuba inicia sessão para aprovar nova Lei de Investimentos

Raul Castro abriu sessão extraordinária do Parlamento que decidirá sobre uma nova lei para atrair capital para a ilha


	Raúl Castro, presidente de Cuba: sessão é a primeira de caráter extraordinário em quatro anos
 (Getty Images)

Raúl Castro, presidente de Cuba: sessão é a primeira de caráter extraordinário em quatro anos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2014 às 11h57.

Havana - O Presidente de Cuba, Raul Castro, abriu neste sábado uma sessão extraordinária do Parlamento que decidirá sobre uma nova Lei de Investimentos Estrangeiros, destinada a atrair capital para a ilha, informou a imprensa local.

A sessão, que começou por volta das 9h00 local (10h00 no horário de Brasília) é a primeira de caráter extraordinário em quatro anos. Ela deve aprovar, ainda neste sábado, a nova lei, que busca atrair investimentos estrangeiros para impulsionar a economia da ilha, informou a agência de notícias AIN.

A agência não especificou o número de deputados que participam na plenária. O Parlamento cubano de 612 membros, sem nenhum opositor entre eles, só se reúne duas vezes ao ano (julho e dezembro) e tem uma tradição de aprovar leis por unanimidade.

A nova lei, de 61 artigos e cujo texto não foi publicado, é "crucial" para as reformas de Raul Castro, que busca impulsionar a econômica com "maiores incentivos e confiança aos investidores estrangeiros nos setores chaves" da economia cubana, como a agricultura, açúcar, energia, farmacêutica e construção, segundo a AIN.

Esta lei, que substituirá uma lei promulgada em 1995, "é de vital importância para Cuba", declarou por sua vez a Prensa Latina.

Cuba aprovará esta lei, dois meses após a inauguração do mega-porto de Mariel, a 45 milhas a oeste de Havana, um terminal para grandes navios construído em parceria com o Brasil para atender todo o Caribe.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaInvestimentos de governoreformas

Mais de Mundo

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas

Na Argentina, carteira de motorista e impostos agora podem ser pagos com criptomoedas; entenda