Mundo

Partido do governo na Coreia do Sul sobrevive às eleições

Eleições foram vistas como um referendo sobre o governo após o desastroso manejo da crise envolvendo do naufrágio que matou 300 pessoas

Sul coreanas votam em posto eleitoral de Seul, em 4 de junho de 2014 (Jung Yeon-Je/AFP)

Sul coreanas votam em posto eleitoral de Seul, em 4 de junho de 2014 (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 22h11.

Seul - O partido no poder na Coreia do Sul sobreviveu às eleições realizadas na quarta-feira em 17 províncias, vistas como um referendo sobre o governo após o desastroso manejo da crise envolvendo o naufrágio de um ferry que matou 300 pessoas, a maioria adolescentes, em abril passado.

O conservador Partido Saenuri, da presidente Park Geun-hye, conquistou 8 das 17 províncias onde foram eleitos governadores e prefeitos, segundo projeções baseadas na apuração.

O principal partido opositor, a Nova Aliança Política para a Democracia (NPAD), que usou a tragédia do ferry "Sewol" como plataforma política, obteve as outras nove províncias.

O Saenuri manteve seus bastiões tradicionais e avançou em várias circunscrições de Incheon e na província de Gyeonggi.

"Acredito que fizemos uma boa defesa, inclusive com a catástrofe do 'Sewol'", disse à imprensa o secretário-geral do partido, Yoon Sang-Hyun.

A presidente Park Geun-Hye, que assumiu em fevereiro de 2013 sob grande apoio popular, teve sua imagem manchada pela deficiente atuação das autoridades durante a crise do ferry.

O governo foi acusado de negligência e incompetência diante do acidente com o "Sewol", um ferry de 6.825 toneladas que afundou no dia 16 de abril, no sul do país.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaEleiçõesCoreia do SulSeul

Mais de Mundo

Polônia coloca sua força aérea em alerta máximo após Rússia atacar Ucrânia

Hamas estima que um milhão de pessoas se aglomeram no sul de Gaza

Aeroporto de Dublin reabre terminal após alerta de segurança e esvaziamento de terminal

China volta a anunciar sanções contra redes sociais por conteúdos 'indesejáveis'