Mundo

Partido Socialista francês finaliza eleições primárias

A apuração dos votos começou depois do fechamento das urnas

Os candidatos François Hollande e Martine Aubry se enfrentam nestas eleições (Jasper Juinen/Getty Images)

Os candidatos François Hollande e Martine Aubry se enfrentam nestas eleições (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2011 às 14h42.

Paris - Os colégios eleitorais envolvidos com a segunda rodada das eleições primárias do Partido Socialista francês (PS) fecharam neste domingo às 19h no horário local (15h em Brasília).

Os candidatos François Hollande e Martine Aubry se enfrentam nestas eleições. A apuração dos votos começou depois do fechamento das urnas e o PS comunicou que os resultados finais devem ser conhecidos às 21h30 no horário local (17h30 em Brasília)

François Hollande e Martine Aubry votaram na parte da manhã para esta segunda e definitiva rodada das eleições primárias socialistas na França enquanto o terceiro classificado, Arnaud Montebourg, não deu certeza sobre quem apoiaria.

Segundo fontes do PS, uma hora e meia antes do fechamento dos colégios, em torno de 1,7 milhão de pessoas tinham votado. Na primeira rodada, realizada no último domingo, 2,6 milhões de franceses votaram.

Hollande e Aubry concorrem para representar o PS nas eleições presidenciais de 2012, que decidirá quem vai suceder o atual presidente, Nicolas Sarkozy.

Hollande, com 39,2% dos votos na primeira rodada, parte como favorito na frente de Martine Aubry, que alcançou 30,7% dos votos.

Para poder votar, os eleitores deviam assinar uma carta de reconhecimento dos valores da 'esquerda e da República'. Qualquer cidadão francês podia votar, mesmo que não fosse militante. O PS pediu a doação de um euro aos eleitores para custear as despesas com as eleições primárias.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFrançaPaíses ricos

Mais de Mundo

Hamas afirma que não irá se desarmar até que Estado palestino seja estabelecido

Desabamento mata cinco trabalhadores em mina de ouro na Bolívia

Kiev descobre suposto esquema de corrupção relacionado a compras militares

Bombardeio do Exército de Mianmar contra mina de rubis deixa 13 mortos