Mundo

Pesquisas apontam boa vantagem de Macri no 2º turno

Mauricio Macri, tem 51,8% das intenções de voto, contra 43,6% de Scioli


	Mauricio Macri, tem 51,8% das intenções de voto, contra 43,6% de Scioli
 (Guillermo Viana/AFP)

Mauricio Macri, tem 51,8% das intenções de voto, contra 43,6% de Scioli (Guillermo Viana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2015 às 12h51.

A duas semanas do segundo turno presidencial argentino, o candidato de oposição Mauricio Macri tem vantagem de oito pontos sobre o governista Daniel Scioli, segundo pesquisas divulgadas neste domingo, que também apontam uma taxa de indecisos de quase 11%.

No primeiro turno de 25 de outubro, o candidato apoiado pela presidente Cristina Kirchner foi o mais votado, com 37,08% dos votos, contra 34,15% de Macri. O resultado derrubou todas as pesquisas que apontavam uma diferença de oito pontos entre os candidatos.

Uma nova pesquisa da empresa de consultoria Management & Fit publicada pelo jornal Clarín neste domingo sobre o segundo turno de 22 de novembro mostra que o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, tem 51,8% das intenções de voto, contra 43,6% de Scioli, governador da província de Buenos Aires.

Mas a pesquisa também aponta que 10,9% de eleitores permanecem indecisos a 15 dias da votação, enquanto outros 8% admitem a possibilidade de mudar de voto na última hora.

Outra pesquisa, da empresa de consultoria Gonzalez y Valladares, também mostra uma grande vantagem de Macri, que aparece com 51,6% das intenções, contra 40,3% de Scioli. A sondagem mostra 3,8% dos eleitores dispostos a votar em branco e 4,3% de indecisos.

Sobre a possibilidade de mudança de voto, a Gonzalez y Valladares mostra que 8,2% dos que expressam apoio a Scioli e 1,7% dos que simpatizam com Macri admitem uma alteração, enquanto o percentual sobe para 14,3% entre os que declaram voto branco.

As duas pesquisas têm projeção nacional e foram realizadas entre os dias 1 e 5 de novembro.

Nas eleições de 25 de outubro, o terceiro mais votado foi Sergio Massa (21,39%), ex-ministro da presidente Cristina Kirchner que passou para a oposição em 2013.

De acordo com a Management & Fit, 57,1% dos eleitores de Massa afirmam que optarão por Macri no segundo turno e 20,6% por Scioli.

Na pesquisa da González y Valladares, o apoio a Macri chega a 65,9% entre esta parcela do eleitorado, contra 22,5% para Scioli.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCristina KirchnerEleiçõesPolíticos

Mais de Mundo

Netanyahu diz ter recomendado Trump para Nobel da Paz durante encontro na Casa Branca

Declaração de Trump em defesa de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

O que o Brics fez para voltar ao alvo da metralhadora tarifária de Trump? Entenda

Presidente do Irã afirma que Israel tentou matá-lo e que não exclui retomada de negociação com EUA