Mundo

PIB dos EUA recua 0,2% no 1º trimestre, o primeiro desde 2022

Crescimento desacelera após alta de 2,4% no último trimestre de 2024, mostra revisão do BEA

PIB dos EUA: retração de 0,2% no primeiro trimestre de 2025 impulsionada por alta nas importações e queda do gasto público (	Bo Zaunders/Getty Images)

PIB dos EUA: retração de 0,2% no primeiro trimestre de 2025 impulsionada por alta nas importações e queda do gasto público ( Bo Zaunders/Getty Images)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 29 de maio de 2025 às 10h52.

Última atualização em 29 de maio de 2025 às 12h21.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos se contraiu 0,2% no primeiro trimestre de 2025, a ritmo anualizado, segundo dado revisado publicado pelo Bureau of Economic Analysis. Este resultado confirma o primeiro retrocesso da maior economia mundial desde 2022 e reflete os efeitos das políticas do presidente Donald Trump.

A queda do PIB no período entre janeiro e março ocorreu principalmente por um aumento significativo das importações e uma redução do gasto público. A variação intertrimestral também foi revisada levemente para cima, ficando abaixo de 0,1%.

Esse desempenho contrasta com o crescimento de 2,4% registrado no quarto trimestre de 2024, motivado em parte por um aumento dos estoques em antecipação às políticas tarifárias de Trump, que retornou à Casa Branca em 20 de janeiro.

As importações cresceram 42,6% nos três primeiros meses do ano, um ponto percentual e três décimos a mais em relação à primeira estimativa divulgada em 30 de abril.

Por outro lado, a contração foi parcialmente compensada por aumentos no investimento, no consumo e nas exportações.

O gasto das famílias, que representa cerca de dois terços da economia americana, avançou 1,2%, seis décimos a menos em comparação ao dado inicial. A investimento privado nacional aumentou 24,4%, superando em dois pontos e meio a cifra preliminar.

As exportações também cresceram 2,4%, seis décimos a mais que a estimativa inicial, enquanto o retrocesso do gasto público foi reduzido pela metade nesta revisão, ficando em 0,7%, fator que contribuiu para a revisão para cima da contração do PIB no primeiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpPIB

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'